(21) 97575-0314

Untitled-design-3.png

Playgrounds infantis: descubra as vantagens e desvantagens de cada material

Os Playgrounds infantis são um tema de extrema importância na vida e desenvolvimento das nossas crianças – afinal de contas – é exatamente nesses espaços onde elas podem se divertir e aprender ao mesmo tempo!

Cada ponto das brincadeiras é moldado com as melhores estratégias para fazer com que as crianças possam conhecer os limites dos próprios corpos e outras habilidades únicas e fundamentais para toda a vida!

E é exatamente sobre isso que trataremos nesse artigo!

Nós, da PHD Playgrounds, somos apaixonados pelo assunto de aprender brincando e, por esse motivo, desenvolvemos esse texto com todas as informações que você precisa saber sobre os playgrounds infantis!

Nos acompanhe nessa leitura e você entenderá definitivamente o que são os playgrounds infantis, o porquê de você dever investir em um playground, qual o melhor material para a construção de um playground seguro e divertido e muito mais!

O que são playgrounds infantis?

“O brincar é a mais alta forma de pesquisa” – Albert Einstein

Conhecendo mais sobre os Playgrounds infantis

Os playgrounds tiveram seu surgimento no Século 19 – quando Friedrich Fröbel, criador da primeira pré-escola, se atentou para a necessidade da criação de um lugar seguro para que as crianças pudessem brincar e aprender ao mesmo tempo.

Com um projeto desenvolvido e analisado por psicólogos e profissionais no desenvolvimento infantil – os playgrounds surgiram como práticas estudadas e comprovadas para treinar:

  • O físico da criança;
  • O raciocínio e resolução de problemas;
  • socialização.

Em resumo, são áreas de recreação infantil, porém pensadas por psicólogos e estudiosos do desenvolvimento para que enquanto essas crianças pratiquem as brincadeiras elas venham desenvolver essas capacidades tão fundamentais para os adultos.

Quer conhecer mais sobre os playgrounds? Leia também: O que são playgrounds e sua história. + [04] benefícios para a vida das crianças.

Por que deveria investir em um playground?

1- Incentivo ao convívio social.

Ao encontrar com os amigos e colegas as crianças podem e conseguem desenvolver habilidades comunicativas e lições vitais para o desenvolvimento delas como indivíduos.

Uma das lições que são muito praticadas nesses ambientes são à cerca de aprender e dividir. Muitas das vezes as crianças ficam extremamente relutantes em ceder um brinquedo para outra criança. Para que um mau-hábito seja corrigido a criança deve ter contato com esses estímulos e pode ser corrigida e ensinada através desses momentos de lazer.

As crianças devem e podem ser analisadas durante esses desenvolvimentos das brincadeiras nos playgrounds. Cada criança transmite o que vive, o que sente e o que observa durante as brincadeiras. Isso tudo deve ser observado pelos profissionais, afim de ajuda-las à desenvolver e dessa maneira construir um indivíduo saudável.

2- Incentivo na prática de atividades físicas.

Enquanto a criança brinca ela corre, rola, pula, dança, escala e diversas outras atividades físicas que estão presentes na vida de nossos pequeninos que devem ser ativos dessa forma mesmo, pois é a natureza saudável deles.

Ao brincar a criança pratica exercícios que auxiliam no seu desenvolvimento motor e psicomotor. Incentivando a criança a “ser criança” gastando sua energia e precavendo em evitar o desenvolvimento de uma vida sedentária.

3- Contato com a natureza.

Nos dias atuais, as crianças que moram em ambientes urbanizados não possuem o devido contato com a natureza e seus benefícios ao ser humano. É importante que a criança tenha contato com essa parte tão importante da vida no planeta terra e desde pequeno já venham ser implantados no ensino informações à cerca da ecologia. Pois com isso estará sendo formado um indivíduo com noção da importância e dos seus deveres referentes a toda vida presente no planeta terra.

Investir na criação de um jardim ou horta nas proximidades e arredores do playground trará, além de uma beleza inexplicável, o contato com a natureza que os pequenos tanto necessitam.

4- Incentivo imaginativo.

Com o contato com diferentes estímulos, como cores, formas e sentimentos as crianças podem acrescentar aquilo à cargas informacionais facilitando os processos imaginativos.

Nos playgrounds as crianças tem a oportunidade de se aproximar do lúdico, elas criam ideias baseadas em toda a carga informacional que elas possuem, gerando mais facilidade para absorver informações e avanço nas práticas criativas no futuro.

Leia também: Porque fazer parquinhos de madeira sob medida. +[04] benefícios dos brinquedos sob medida.

playground

Qual é o melhor material para montar o meu playground?

Cada material tem as suas peculiaridades e com elas os benefícios e malefícios acompanham. E quando o assunto é a construção de playgrounds, sejam eles feitos pela prefeitura, escolas ou condomínios. Existem três opções: playground de madeira, plástico, ferro, e agora uma nova opção no mercado que é a madeira plástica.

E apesar de muito comum,  de fato, é uma duvida difícil de ser respondida, pois a resposta certa dependerá de vários fatores, como o local de montagem, a faixa etária das crianças e outras coisas.

        1.Playground de plástico:

playground

playgrounds de plástico são muito adquiridos para ambientes internos e para crianças pequenas e bebês brincarem.

Vantagens: 

  • Facilidade na limpeza;
  • Simplicidade na manutenção;
  • Seguro para os bebês, pois apresentam uma superfície lisa, sem farpas, pregos e lascas;
  • Resistencia a umidades;
  • Não sofre com proliferação de insetos e bactérias;
  • Não sofre com corrosões.

 Desvantagens: 

  • Os playgrounds de plástico possuem uma vida útil menor;
  • Absorve muito calor, o que pode acabar machucando as crianças em dias quentes;
  • Não é recomendado para os parquinhos públicos pela baixa resistência.

       2.Playground de ferro: 

parquinho infantil

entre todos os tipos de playgrounds o de ferro é a opção mais antiga de parquinho infantil que existem.

Vantagens: 

  • É muito resistente;
  • Tem uma vida útil muito grande, se bem conservado.

 Desvantagens: 

  • Absorve muito calor se exposto ao sol: não é novidade para ninguém que o ferro é um grande condutor, então quando exposto ao sol sua superfície se torna extremamente quente podendo machucar as crianças;
  • A manutenção precisa ser feita através de produtos como conservantes e tintas que podem prejudicar a saúde infantil se apresentarem toxidade;
  • Pode trazer incômodo em algumas brincadeiras.

 Pontos importantes:

  • Se exposto ao sol, esses brinquedos infantis, podem causar queimaduras na pele das crianças;
  • Devem ser vistoriados com extrema atenção, pois os brinquedos não podem apresentar sinais de ferrugem;
  • Se constantemente exposto à umidade os brinquedos enferrujarão.

      3.Playgrounds de madeira plástica:

playground infantil

Esse material que surgiu recentemente é um dos grandes quando o assunto é durabilidade e segurança. Qual o melhor, playground de madeira plástica X Playground de eucalipto? entenda!

basicamente, ele é feito através da reciclagem de vários tipos de plásticos, os quais são processados e pigmentados para chegar em outro material parecido com a madeira.

Vantagens:

  • Não absorve umidade;
  • É muito resistente;
  • Não se deteriora com o sol e nem sofre com corrosão por condições do clima, como chuvas;
  • Pode ser mantida em contato permanente com o solo;
  • Imune a pragas;
  • Imune à mofo;
  • Imune à fungos;
  • Não solta farpas ou rachaduras;
  • É a opção de material que melhor atende a todos os tipos de públicos e faixas etárias.

    4-Playgrounds de madeira:

parquinho de madeira

Entre todos os materiais já apresentados sejam eles ferro, plástico, madeira plástica. O playground infantil de madeira se destaca como o melhor custo-benefício do mercado.

Vantagens:

  • É resistente: pela sua resistência, são os mais indicados para parquinhos públicos, escolas e condomínios .
  • É estável e seguro em relação à agitação das crianças;
  • A maior vida útil: se bem cuidado não há prazo de validade para os playgrounds de madeira;
  • Avessos à podridões: com a sua madeira bem tratada, os playgrounds de madeira são completamente poderosos contra podridões;
  •  Acabamentos diversos: os acabamentos nos playgrounds de madeira podem ser feitos das mais diferentes formas, permitindo um espaço mais bonito;
  • São 100% ecológicos: as madeiras utilizadas para fazer os playgrounds de madeira são madeiras de reflorestamento.
  • A madeira não aquece quando em contato com o calor, o que evita queimaduras durante as brincadeiras. Tornando as brincadeiras muito agradáveis.

Leia também: Por que escolher um playground de eucalipto?

Faça playgrounds sob medida!

Realizar a criação de playgrounds sob medida é muito importante e traz diversos benefícios, tanto para os seus ambientes, quanto para as crianças que estarão brincando nesses brinquedos!

Os brinquedos sob medida se encaixarão e serão únicos para o seu espaço, tornando-os muito mais bonitos, divertidos e agradáveis!

Para realizar a criação de playgrounds sob medida, é fundamental confiar em uma equipe preparada e que possua a certificação e a experiência necessária para te oferecer o melhor serviço do mercado!

A PHD Playgrounds tem o melhor para a criação dos melhores playground de madeira sob medida para os seus ambientes!

Faça um playground sob medida com a melhor equipe do Brasil!

Confiar em um equipe com experiência no assunto é fundamental para construir os playgrounds perfeitos para o seu ambiente!

A PHD Playgrounds é especialista no assunto de aprender brincando e possui a melhor equipe do Brasil com profissionais repletos de experiência no assunto e que cumprem todas as normas da ABNT!

Entre em contato com os nossos consultores e marque já uma visita para a realização de um orçamento gratuito!

Playground infantil – FAQ (Perguntas Frequentes)

Por que os playgrounds  são construídos ao ar livre?

No caso, existe a criação de playgrounds em ambientes externos e internos, isso depende muito do que o proprietário deseja. Sendo a mudança deles o que informa quais serão as propriedades daquele playground.

Quanto custa para montar um playground?

Para montar um parquinho de madeira é necessário que se faça uma visita para fazer uma medição no ambiente e saber qual é o tipo de brinquedo que se deseja adquirir. Através das diferenças nos terrenos, as medidas do seu espaço e o modelo pretendido diferenciam no valor do produto.

O que deve ter em um playground?

Para você criar um plano do que gostaria de ter em seu playground é bom que se faça uma pesquisa sobre produtos e veja o que mais te atrai e combina com o seu ambiente. existem diversos brinquedos muito divertidos para os pequenos, como a casa do Tarzan, casa na árvore, barco pirata e muito mais.

Se você deseja o encontrar os melhores projetos, fotos e até vídeos para se inspirar nós da PHD Playground temos páginas que vão te demonstrar e ajudar a tomar a sua decisão.

O que é um parque inclusivo?

Um parque inclusivo é aquele que não apenas facilita o acesso, como também possibilita que todas as crianças possa brincar e se divirtam juntas. Este parquinho é aquele que em seus brinquedos crianças cadeirantes, por exemplo, conseguem ter acesso, pois em suas alturas são menos que o convencional.

Playgrounds são espaços de lazer focados no publico infantil, eles promovem as praticas de  atividades físicas, diversão, desenvolvimento e socialização entre as crianças. Além de todos esses benefícios que quem tem contato com esses brinquedos possui, ainda podem ter a tranquilidade que seus filhos estão brincando em segurança.