(21) 97575-0314

Untitled-design-3.png

O que deve ter em um playground? [07] dicas + BÔNUS.

Já foi provado por vários especialistas que as crianças não desenvolvem e aprendem apenas em sala de aula, mas ela desenvolve, e muito, nos ambientes de lazer e nos horários como os do recreio e nos playgrounds através da prática de exercícios e outras atividades nesses brinquedos únicos e moldados para o desenvolvimento e diversão infantil!

Ao descobrir a ação que os playgrounds possuem no desenvolvimento infantil, logo surge o questionamento: “O que deve ter em um playground?

Esse questionamento é completamente válido e fundamental de vir de pais e responsáveis que desejam um crescimento saudável e uma verdadeira evolução e construção de adultos saudáveis e resolvidos.

Esses brinquedos de madeira foram desenvolvidos por especialistas de psicologia e desenvolvimento para que as crianças possam trabalhar a resolução de problemas e treinar diversas outras áreas fundamentais para o desenvolvimento, sendo cada um dos brinquedos do parquinho de madeira, uma nova oportunidade de conhecer ou treinar uma nova habilidade.

Nós, da PHD PLAYGROUNDS, somos completamente apaixonados pelo assunto de aprender brincando e, por esse motivo, desenvolvem0s esse artigo para te oferecer todas as informações que você precisa para saber escolher o que deve ter em um playground perfeito para os seus pequenos!

A importância dos playgrounds para o desenvolvimento infantil

A importância dos playgrounds para o desenvolvimento infantil

O processo de aprendizagem é um caminho sociocultural que acompanha a constituição de cada aluno de forma integral e intrínseca. Através pela vida escolar há um convite diário à:

  • indagação;
  • ao conhecimento;
  • à interação;
  • além do entrelaçamento de saberes;
  • disciplinas;
  • e oportunidades físicas, psicológicas e pedagógicas.

Cada instituição, seja ela especializada em ensino fundamental, fundamental ou médio, dirige e organiza extensas horas para as diversas disciplinas.

E nesse caminho é importante planejar um momento de relaxamento do corpo, de integração e também de aprendizado por meio da brincadeira.

Leia também: O que são playgrounds de madeira e a história

Os playgrounds e momentos de lazer são fundamentais para um verdadeiro aprendizado!

A arte lúdica não é efêmera, mas uma posição consolidada com sinônimos significativos e sensações benéficas juntas.

A movimentação externa, livre e descomplicada, é um ato saudável que se mostra em jogos e competições criativas, integração com colegas, aumenta a experimentação, aguça a curiosidade e estabelece um momento de diversão de grande intensidade.

Incorporar um espaço de extrema sinergia entre aprendizado e diversão é uma forma de nutrir uma produção singular, além de gerar sensibilidades, mecanismos sociais e descobertas internas de caráter valioso, principalmente quando bem utilizado na educação infantil.

Considerando os aspectos positivos que os brinquedos instalados nas escolas – tanto ao ar livre quanto no interior – podem oferecer, a importância da segurança no lazer deve ser ressaltada.

Qual o material eu devo utilizar no meu playground

Os playgrounds, confeccionados em alguns materiais (ferro/aço, madeira e plástico), variam de acordo com:

  • faixa etária;
  • tamanho;
  • e cores.

Os modelos encontrados no mercado podem variar em:

  • modulados;
  • escorregadores;
  • casinhas;
  • gangorras;
  • balanço;
  • trapézios;
  • e uma lista gigantesca de brinquedos.

Além dos modelos específicos, outras características devem ser observadas pelos responsáveis e profissionais antes de realizar a instalação e construção do playground nos seus ambientes.

Entre todos esses materiais, os playgrounds de madeira se destacam pela segurança, estética e custo x benefício.

Dicas sobre o Planejamento de espaço- O que deve ter em um playground?

  • Tenha um espaço aberto, sem guias e paredes;
  • Caso seu ambiente possua pilares ou tenha cantos, tudo deve ser bem protegido para evitar acidentes;
  • O piso escolhido deve ter boa resistência ao choque; – Entenda: como escolher o piso perfeito para o seu playground
  • Garanta que a sua empresa de escolha seja uma empresa de confiança;
  • A empresa escolhida deve ser certificada;
  • Para a montagem dos playgrounds as normas da ABNT devem ser obedecidas;

Conheça as normas da ABNT para a construção de áreas de playground seguras

  1. Dentre os destaques na norma regulamentada pela ABNT, a área permitida ao redor de um parquinho é de 1,5 metros;
  2. parafusos e roscas salientes devem ter acabamentos de proteção;
  3. os playgrounds devem ser divididos em áreas, conforme a faixa etária das crianças;
  4. Os cantos dos brinquedos devem ser arredondados;
  5. parquinhos de madeira devem ter o acabamento liso, livre de cascas ou farpas;
  6. É necessário instalar barreiras de segurança ao redor dos brinquedos, para desencorajar as crianças a correr dentro da área do trajeto dos balanços.
  • Mantenham os espaços de entradas e saídos do playgrounds livres para que haja um melhor acesso;

Leia também: Da Casa do Tarzan para o seu quintal: 06 ideias para tornar seu playground o lugar mais divertido do bairro

Como fazer um correto orçamento de um playground?

1- Faça uma correta descrição do local da instalação: é vital que o profissional saiba exatamente como será o local onde ele fará a instalação. Para isso, antes que a seja feita a instalação você deve informa-lo sobre as características gerais do local, se o ambiente é fechado ou aberto, se tem algo que possa colocar em risco a integridade das crianças. Todas essas informações devem ser analisadas e passadas para o profissional que analisará e fará um plano do que será ideal para você.

2- Faça a medição do ambiente: ainda na descrição do local, você deve medir todo o ambiente, principalmente o local onde se deseja instalar o parquinho. Com essas medidas a visita para  fazer o orçamento fica muito mais fácil e produtiva para ambas as partes.

3- Informe e procure saber a faixa etária das crianças que utilizarão aqueles brinquedos: é importante saber e mencionar isso, pois o material deve ser diferente dependendo da idade das crianças que estarão participando daquelas brincadeiras. Materiais como o plástico, por exemplo, não suportam muito peso. Por esse motivo são indicados apenas para crianças de menor idade, como bebês.

4-Observe atentamente aos preços: os preços mais baixos podem parecer atraentes, mas esses preços baixos podem se tornar muito mais caros. Um produto barato, mas de baixa qualidade trás insegurança para toda aquela estrutura, fazendo com que ela se torne de certa forma perigosa. Um preço muito baixo pode resultar em brinquedos com péssimos materiais, sem mencionar a parte mais importante, que é o risco a vida das crianças que estarão ali brincando sem saber que podem acabar sofrendo algum acidente.

Leia também: Porque fazer parquinhos de madeira sob medida. +[04] benefícios dos brinquedos sob medida.

Como posso adquirir um bom parquinho infantil?

Uma das partes mais importantes é a obtenção de um bom serviço, afinal. adquirir o trabalho de profissionais bem qualificados e certificados irá proporcionar segurança para suas crianças.

Esses profissionais que irão estar responsáveis pela segurança do(s) seu(s) pequenos devem ser os melhores, certo?!

Nós da equipe Phd Playgrounds temos o melhor para você e para o seu pequeno quando o quesito é diversão e segurança!

Venha conosco e aproveite dessa oportunidade ímpar de se divertir sem agredir ao meio ambiente com 10 anos de garantia de um serviço de qualidade.

Entre em contato com um de nossos consultores.

O que deve ter em um playground – FAQ (perguntas frequentes)

O que deve ter em um playground?

Os playgrounds são áreas de diversão infantil e práticas de habilidades. Para decidir o que inserir no seu playground, analise o que você gostaria no seu ambiente e quais são os seus gostos e desejos! Contate uma equipe de profissionais e eles te auxiliarão nessa decisão. Se desejar inspirações, entre no site da PHD Playgrounds e você encontrará vários assuntos sobre o tema!

Como é feita a montagem dos parquinhos de madeira RJ?

A Equipe de profissionais certificados da PHD PLAYGROUNDS irá visitar o seu ambiente e realizará a medição para a criação de um playground sob medida – perfeito para o seu espaço! Logo após as escolhas e medidas, os profissionais começarão as construções dos playgrounds de madeira de eucalipto tratado!

Como posso adquirir um playground infantil no Rio de Janeiro?

Basta entrar em contato com a equipe de profissionais da PHD Playgrounds, através do número presente no site ou do e-mail e você poderá contratar os serviços da melhor equipe de construção de playgrounds de todo o Rio de Janeiro! Conte com uma equipe certificada e com anos de experiência no mercado!

Como fazer um bom orçamento de um playground?

É importante que o ambiente seja muito bem medido e os metas estejam bem alinhadas, compreendendo quais são os brinquedos desejados e a idade das crianças.